Quando vemos os filmes da Saga Star Wars, sempre pensamos como fantasia, como algo fora da nossa realidade, algo que acontece em uma galáxia muito distante. Mas não é bem assim. A ciência por trás da Saga está presente no nosso dia-a-dia e você nem imagina!

Quem Diria

Alguém aqui imaginou que, um dia iriamos olhar para o universo fantástico de Star Wars e ver aquilo sendo aplicado na nossa realidade? Desde o lançamento do primeiro filme Star Wars em 25 de maio de 1977, que depois recebeu o subtítulo de “Episódio IV: Uma Nova Esperança”, a saga virou um símbolo para uma geração e para muita gente uma religião.

Ficou no Vácuo

Mas como associar uma Série de filmes no espaço, onde as naves espaciais fazem barulho no vácuo, onde o som não se propaga, à ciência? Simples, suspensão de descrença1Suspensão de descrença, suspensão de descrédito ou ainda “suspensão voluntária da descrença” refere-se à vontade de um leitor ou espectador de aceitar como verdadeiras as premissas de um trabalho de ficção, mesmo que elas sejam fantásticas, impossíveis ou contraditórias., ou o famoso, “aceita que dói menos”.

É claro que existem muitos artifícios para tornar o filme mais divertido aos olhos dos jovens espectadores, imaginem a cena inicial do EP IV com o Star Destroyer Cruzando a tela sem som algum enquanto ele atirava na nave da Leia… do ponto de vista científico, seria mais preciso, mas, do ponto de vista do entretenimento, nem tanto.

Watson & Star Wars

Como todo bom cético, eu compartilhei durante muito tempo das crenças de Han Solo, quando me perguntaram se poderíamos aplicar a ciência de Star Wars na nossa realidade.

It's all a lot of simple tricks and nonsense

Mas, assim como o próprio Han Solo, eu mudei de opinião.

It's true

E junto comigo o mundo também mudou, e evoluiu e hoje vemos muito do que foi visto em Star Wars dos anos 70 virar realidade, para ilustrar este texto a IBM juntou-se ao universo Star Wars, levando a inteligência do Watson para uma série de vídeos que mostram como a ciência de Star Wars pode ser aplicada à nossa realidade, os vídeos mostram isso de uma maneira bem simples e descontraída.

Veja na Playlist abaixo:

Os vídeos estão em inglês, mas são legendados e existe a possibilidade de traduzir a legenda, basta seguir as telas abaixo e pronto, legendas em Português.

   

Para os novos episódios fiquem ligados aqui: http://www.ibm.com/starwar